Go to the content
Show basket Hide basket

Empreendimento de Economia Solidária

Recantico Empreendimento de Economia Solidária

Full screen Suggest an article

Início

Aprile 12, 2015 8:08 , by Daniel Tygel - | No one following this article yet.

Tiwa: o chocolate artesanal 65% cacau, chega no Recantico

Settembre 29, 2015 14:26, by Lila Almendra Praça - 0no comments yet

O Recantico tem orgulho em receber o chocolate TIWA, 65% cacau torrado à baixa temperatura.

Criado a partir de amêndoas de cacau orgânico que florescem em harmonia com a Mata Atlântica, pertinho do mar da Bahia, fatores que conferem ao TIWA um sabor marcante, fresco e nativo das Terras do Chocolate.

O cacau é considerado um superalimento, em razão da elevada quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes. Saudável e energético. Recomenda-se o consumo diário.

A cultura do cacau TIWA é realizada com manejo agroflorestal,sem agroquímicos e respeitando os princípios biodinâmicos e permaculturais. Produzido e elaborado com responsabilidade social. Chocolate TIWA é muito mais que orgânico. E delicioso!

(trecho retirado e adaptado da própria comunicação do chocolate TIWA)



Novo produtos da São Cosme direto da Bahia: barrinhas de cacau e cupuaçu e muito mais!

Settembre 16, 2015 11:06, by Lila Almendra Praça - 0no comments yet

 

 

O Recantico se orgulha em anunciar a chegada de novos produtos da agrossilvicultura São Cosme e Damião, que produz e beneficia o cacau e o cupuaçu no estado da Bahia.

São deliciosas barrinhas de cacau e cupuaçu, cacau em pó 100% ou com açucar mascavo, cupuaçu em pó e geleias de cacau e de cupuaçu, além das versáteis amêndoas de cacau (consumidas puras ou misturadas às receitas).

São produtos saborosos orgânicos e agroecológicos, eles é que enriquecem nossas sobremesas nos eventos semanais, como o brownie e o brigadeiro de cacau.

 



Noite da Panqueca nesta sexta (4 de setembro)!

Settembre 3, 2015 12:30, by Lila Almendra Praça - 0no comments yet

 

As tradicionais noites do Recantico seguem inovando com sabores e aromas especialmente preparados para os caldenses.

Nesta sexta, dia 4, teremos panquecas coloridas com espinafre, beterraba e urucum recheadas de cogumelo, escarola com tomate seco e abobrinha com alecrim.

Venham se divertir com a família, aproveitar o delicioso suco mousse de uva e o brigadeiro de cacau orgânico especial da casa.

Até lá!

 

 



Hoje noite italiana ao som do Bandolim!

Agosto 28, 2015 10:29, by Daniel Tygel - 0no comments yet



Recebemos novos produtos orgânicos da AGRECO: melado de cana e geleias!

Agosto 23, 2015 17:11, by Lila Almendra Praça - 0no comments yet

O Recantico orgulhosamente oferece produtos recém chegados da AGRECO, Associação dos agricultores ecológicos das Encostas da Serra Geral, de Santa Catarina. É dessas inúmeras famílias que vêm o nosso melado, o catchup orgânico e as geleias (amora, morango, banana, goiaba, tangerina, maracujá, laranja com pimenta e morango com pimenta) de tanto sucesso, com gosto de fruta de verdade, pois elas amadurecem no pé! 

"Esses produtos são feitos com frutas orgânicas cultivadas em pequenos lotes com cuidados diários na lavoura. Assim eles podem colher frutas escolhidas uma a uma no ponto perfeito de amadurecimento.

As geleias e doces são feitos em pequenas agroindústrias pelas próprias famílias de agricultores que cultivam os frutos, seguindo receitas tracionais. Comércio justo e qualidade de vida para quem produz e para quem consome!" (trecho adaptado do website da AGRECO)

Para comemorar a chegada do melado aqui em Caldas, uma receita tradicional com o toque da cana:

Receita: Arroz doce com calda de melado orgânico

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz orgânico
  • 2 xícaras de água
  • 2 xícaras de leite integral
  • ½ lata de leite condensado
  • Casca de 1 limão
  • Canela em rama a gosto
  • Cravo a gosto

Para a calda

  • 100ml de melado orgânico Agreco
  • 4 colher de sopa de Nata fresca

Como fazer:

  1. Numa panela cozinhe o arroz com as duas xícaras de água, o cravo, a canela e a casca de limão, quando secar acrescente o leite integral e o leite condensado. Reserve na geladeira.
  2. Coloque o Melado orgânico Agreco numa panela e deixe ferver. Desligue o fogo e acrescente a Nata. Deixe esfriar e coloque em colheradas em cima do arroz doce frio.
  3. Finalize colocando o arroz doce numa xícara e cubra com a calda.

Rendimento: 4 porções

*Receita de Chef Deborah Cristina Ruthes – Receituário Bancada do Sabor Angeloni, retirada do website da AGRECO.



Farinha de jatobá, do cerrado para o Recantico

Agosto 17, 2015 10:16, by Lila Almendra Praça - 0no comments yet

 


O Recantico se orgulha em oferecer produtos oriundos da Central do Cerrado, uma iniciativa que une cooperativas de sete estados brasileiros ((MA, TO, PA, MG, MS, MT e GO), e que desenvolvem atividades produtivas a partir do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado.

Um desses produtos é a farinha de jatobá (fruto do Cerrado considerado um energético natural) rica em potássio, cálcio e fósforo: enriquece as receitas de pães, bolos e vitaminas. Ela também auxilia o bom funcionamento do intestino e promove a sensação de saciedade, reduzindo os níveis de colesterol, glicemia e insulina..
 
Neste link você encontra receitas feitas com produtos do Cerrado, tais como a castanha de baru, o pequi e a farinha de jatobá: http://www.centraldocerrado.org.br/categoria/receitas/

A chef Bela Gil também ensina um cookie com baru e jatobá:
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/cookie-com-farinha-de-jatoba-e-castanha-de-baru-receita-da-bela-gil.htm

Venha visitar o Recantico ou peça pela nossa loja virtual:
http://recantico.com.br/catalog

 

Fontes: www.centraldocerrado.org.br 

http://noticias.r7.com/saude/noticias/farinha-de-jatoba-para-combater-a-prisao-de-ventre-20120405.html

 



A AGRECO, fornecedora do Recantico, aparece hoje no Globo Repórter

Agosto 14, 2015 15:35, by Daniel Tygel - 0no comments yet

O Globo Repórter desta sexta-feira (14) vai mostrar como a produção de orgânicos tem mudado a vida de moradores de Santa Rosa de Lima, no Sul de Santa Catarina.

Durante uma semana, a equipe da RBS TV acompanhou a rotina de produtores da região. A repórter Kíria Meurer, o editor e produtor Mário Cesar Gomes, o cinegrafista Jean Carlos e o auxiliar técnico Faroni Mendes conversaram com vários produtores da região e entrevistaram pessoas que viram nos orgânicos uma forma de conseguir renda e se manter no campo.

O município de Santa Rosa de Lima é conhecido como a capital catarinense da agroecologia e o número de produtores que se dedicam à produção de orgânicos é cada vez maior.

Além de frutas, verduras e legumes, muitos deles resolveram apostar na produção de frangos. As aves são criadas soltas e a ração que elas comem vem de fazendas certificadas.

O resultado, segundo os produtores, é um animal menos estressado e com uma carne mais firme e saborosa. A aposta dos produtores deu certo: a procura por produtos orgânicos vem crescendo rápido em todo o país.

A reportagem produzida pela RBS TV vai mostrar o caso de um político que abandonou a vida pública para se dedicar à criação de frangos e a história do agricultor que evitou que o filho fosse para a cidade grande ao montar um aviário na propriedade.

Veja os produtos da Agreco que estão à venda no Recantico

Fonte: http://redeglobo.globo.com/sc/rbstvsc/noticia/2015/08/producao-de-organicos-de-sc-e-destaque-no-globo-reporter.html

Segue link da chamada: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/globo-reporter-revela-o-aumento-no-apetite-para-alimentos-organicos/4389097/



Noite de Panquecas no Recantico | Hoje, 14 de agosto de 2015

Agosto 14, 2015 12:03, by Lila Almendra Praça - 0no comments yet

É hoje a noite das deliciosas panquecas no Recantico!

Com direto a bolo de cupuaçu e mousse de maracujá de sobremesa, e acompanhamento de nosso vinho da terra e sucos de fruta.

Venha desfrutar desse ambiente caloroso em Caldas!



Chia, a semente dos guerreiros astecas, em promoção!

Agosto 14, 2015 10:37, by Lila Almendra Praça - 0no comments yet

 

Nova promoção do Recantico: chia orgânica, a semente dos guerreiros astecas.

A Chia é nativa do sul e do centro do México e Guatemala. Foi cultivada pelos astecas que a consideravam um superalimento. Guerreiros astecas se sustentavam por um dia inteiro com uma única colher de sopa de Sementes de Chia.  A  Chia desapareceu da região depois da conquista espanhola, porque os espanhóis proibiram os alimentos ligados à tradição asteca.

Rica em fibras, proteínas, ômega 3 e antioxidantes, a chia é um alimento ideal para incluir em suas receitas, sucos, pães e bolos.

Venha nos visitar ou peça pela loja virtual: http://recantico.com.br/catalog

 



Promoção de açafrão da terra no Recantico

Agosto 11, 2015 15:33, by Lila Almendra Praça - 0no comments yet

Nova promoção do Recantico: açafrão da terra por R$ 3,40.

O açafrão-da-terra (ou cúrcuma) combate radicais livres, prevenindo o envelhecimento. Recomenda-se utilizar diariamente no cozimento do arroz ou demais alimentos.

Muito utilizado na alimentação e pela medicina Ayurvédica, principalmente nos países asiáticos, seu principal componente é a curcumina, responsável pela sua coloração amarelada e por suas funções antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Em 100g de cúrcuma são encontradas quantidades quase que ideais de vitamina C, ferro, niacina, potássio e fósforo.

Aproveite!