Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Recantico Empreendimento de Economia Solidária

Voltar a Início
Tela cheia Sugerir um artigo

Primeira noite de Caldos do Recantico agita Caldas

19 de Junho de 2015, 7:57 , por Daniel Tygel - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 365 vezes

Alegria, aconchego e satisfação. Estes foram alguns dos sentimentos expressados pelas pessoas que curtiram a primeira noite de caldos do Recantico, ocorrida nesta quinta-feira dia 18 de junho em Caldas/MG.

Foram oferecidos dois caldinhos muito apreciados pelos visitantes, acompanhados de queijo ralado, torradinhas e com opções de sucos, vinho Generoso Darci e saborosas sobremesas caseiras.

Como diz o lema do Recantico, todos os pratos e bebidas tinham "história e raiz":

O creme de champignon foi feito com leite tirado no dia mesmo, do Paulinho, com cogumelos frescos (de Laranjeiras de Caldas) refogadinhos na manteiga orgânica de Vera e Wilson, e engrossado com a saudável farinha de babaçu, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu. Sandra, que preparou os caldos, aprovou especialmente a farinha de babaçu, que deu uma consistência muito boa ao creme, e não embolotava tão facilmente como a farinha ou a maizena, além de ser totalmente orgânico e feito das mãos das mulheres que lutam pela preservação dos babaçuzais comunitários no nordeste do Brasil. O caldo de abóbora não ficou para trás, com um toque leve, nutritivo e saudável, feito das abóboras "cabotchá" compradas no dia.

O vinho Generoso Darci é feito de uvas orgânicas de um parreiral secular, curtido em antigos barris de pau pereira, seguindo a tradição do seu Darci Generoso (ou Darci do Binga).

O Brownie orgânico foi um sucesso, pena que acabou tão rápido! Era feito pela Cuia usando o cacau agroecológico da Agrossilvicultura São Cosme e Damião e outros produtos orgânicos também vendidos no Recantico.

O suco de tangerina orgânico é o da EcoCitrus, uma associação de agricultores familiares ecologistas do Rio Grande do Sul que faz parte da Rede Ecovida de Certificação Participativa agroecológica.

O suco mousse de uva, mais uma criação de Sandra, consistia em bater a geléia orgânica produzida por ela e Darlene no Bom Retiro, gerando um suco borbulhante e muito apreciado por quem veio.

Os doces de cidra e de abóbora orgânicos, ambos servidos com queijo fresco da Selma Generoso, daqui de Caldas, foram produzidos pela Associação de Agricultoras e Agricultores Familiares do Assentamento Santo Dias, de Guapé, com açúcar mascavo orgânico também produzido por eles. Uma delícia!

Por fim, um mousse de maracujá feito por Bruna que arrebatou os paladares. Deixava um gostinho de quero mais!

Mas o mais legal era o ambiente caloroso e festivo. Foi uma noite que todas e todos desfrutamos um bocado.......

O Recantico agradece à vinícola o empréstimo das duas mesas e das cadeiras, que nem foram suficientes para tanta gente que chegou nesta quinta-feira. Agradece também a todas as pessoas que ajudaram na divulgação e colaboraram para que a atividade fosse possível. Da próxima vez, teremos os charmosos cestinhos de pão confeccionados pelo Ateliê Feito Flor especialmente para as noites de caldos. Valeu, Patrícia!

 

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar